Quem troca e-mails profissionalmente sabe que a sua assinatura ao final da mensagem é, muitas vezes, um dos pontos finais da comunicação entre o consumidor, seu serviço e sua marca.

Que tal transformar suas mensagens enviadas por E-mail?

Uma boa assinatura de e-mail deve ser simples, informativa, profissional e objetiva, mas não sem graça, relaxada, entediante ou feia mesmo 😊 desculpe ser direto.

Existem diversas técnicas para tirar o máximo de proveito da sua assinatura de e-mail.

Aqui vão 5 dicas para você fazer bonito com a sua, e quem sabe, também com a do seu colega de trabalho e juntos, venderem mais!

1 – Não exagere nas informações.

É comum em assinaturas de e-mail colocarmos muitas informações com links, citações e outros dados inúteis, que não agrega nada para sua empresa, ou para o seu negócio. Isso causa desinteresse no receptor. Que tal manter sua assinatura objetiva e personalizada?

Você só faz negócios pelo celular/WhatsApp? Então, que tal remover seu número de telefone fixo? Você é mais ativo em redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn? Tem uma empresa, com logotipo também? Considere incluir um link para estes perfis e para o seu site então!

Dê uma olhada neste exemplo de assinatura, que inclui somente as informações que listamos acima. O design não só se mantém simples e curto, mas também é facilmente navegável.

Antes de continuar, quero te fazer uma pergunta:

Será que todas as pessoas da sua empresa, tem uma assinatura profissional e padronizada, ainda que não tão bem elaborada?

Reflita!

2 – Uma palheta de cores e fontes coerentes, restritas e uniformes.

Se você usar muitas fontes e cores diferentes, vai deixar sua assinatura distraída e não chamará a atenção para o que realmente importa.

As pessoas costumam usar muitas fontes, porque sentem a necessidade de realçar certos títulos e informações. Uma solução simples para este problema é usar uma fonte mais flexível.

Use uma fonte simples, que tenha variações de densidade e opções de estilo. Assim, em vez de usar uma fonte completamente nova, apenas combine tamanho, espessura e/ou cores da mesma fonte quando necessário.

Olhe um exemplo desse tipo de fonte:

Raleway (100)
Raleway (100italic)
Raleway (200)
Raleway (200italic)
Raleway (300)
Raleway (300italic)

E há tantas outras…

Veja aqui um exemplo de assinatura, somente com as cores preto e branco.

3 – Você já ouviu falar no padrão de leitura em formato de F ?

Na hora de pensar a sua assinatura, use escalas, cores e espessuras de fonte que chamem a atenção do leitor para certos elementos. Pode ser a marca da empresa, o principal produto e etc. O importante é que você coloque estes elementos no topo da assinatura e principalmente nas áreas quentes.

Segundo estudos do Nielsen Norman Group, nós temos o hábito de ler em um padrão que lembra uma letra “F”, ou seja, duas linhas horizontais com uma linha vertical.

Observe na figura abaixo. Quanto mais próximo do vermelho, mais chamam nossa atenção. Veja que elas lembram o formato F.

Agora que você sabe disso, aproveite para posicionar seus elementos fundamentais nessas áreas “quentes” de leitura.

Que tal esse modelo abaixo?

Você deve estar se questionando que é difícil fazer uma assinatura assim né? É preciso conhecimentos em programação, html, css, design e martketing digital certo?

Em partes sim! Mas felizmente a tecnologia existe para nos dar uma bela ajuda.

Se você clicar aqui, eu vou te mostrar como você resolve isso, mesmo não possuindo nenhum dos conhecimentos acima!

4 – Use ícones e links para as redes sociais para direcionar seu público.

Seu negócio deve possuir uma presença nas redes sociais, disso não tenha dúvida! Mas você tem uma estratégia de marketing digital que merece redirecionar as pessoas para lá? Então coloque os ícones de suas redes sociais na assinatura.

Use ícones em vez de hyperlinks ou endereços virtuais.

Ao fazer isso, você não apenas direciona o tráfego para o seu conteúdo online, como também ajuda o destinatário do e-mail a descobrir novas maneiras de contatar e acompanhar você.

Vamos a mais um exemplo:

Digamos que a sua empresa tem 50 funcionários.

Você consegue imaginar, o quão difícil seria fazer com que todas as pessoas, tenham o mesmo modelo de assinatura?

E qual seria o esforço, seja do seu time de Tecnologia da Informação (TI), ou mesmo de alguém para organizar e configurar um modelo de assinatura em cada um dos computadores da empresa?

Eu já ia me esquecendo. Quem não envia mensagens do celular ou tablet hoje em dia? Como será que você faria para que, também essas mensagens fossem enviadas com o mesmo modelo de assinatura?

Clicando aqui, eu vou te mostrar como você resolve todas essas dificuldades.

5 – Cada coisa no seu lugar!

Acho que no subconsciente você já sabe que a diferença entre uma assinatura limpa, organizada e eficiente e outra feita grosseiramente é o alinhamento.

Ao alinhar seus elementos da assinatura de forma lógica e simples, você proporciona ao subconsciente do leitor ordem e harmonia.

Por exemplo, dê uma olhada nesta assinatura abaixo, criada pela empresa hands4IT, que alinha o bloco de texto principal à logomarca para criar um visual compacto, agradável e organizado. Tente encontrar formas em sua assinatura às quais você possa alinhar os elementos para criar um design bonito e organizado.

Uma dica extra, mas, que vale para tudo na sua vida: Divirta-se!

Sabendo que a assinatura de e-mail é uma parte importante da sua empresa, da sua marca e da identidade profissional, ela transmite informações e links importantes para os destinatários das mensagens, servindo como material de divulgação do que lhe interessa.

Esforce-se para causar uma boa impressão, pois este é um tempo bem investido!

Se você tem seus e-mails hospedados no Office 365, Exchange Online ou mesmo tem um Servidor Exchange na sua empresa, convido-o para clicar no link abaixo.

Quero deixar minhas assinaturas de Emails Irresistíveis!